II SIMPÓSIO SIIES 2019 - Normas Gerais para inscrição e apresentação de trabalhos

1 – Somente serão consideradas pelo Comitê Científico aquelas comunicações que se pautarem pelas normas de formatação e que cumprirem as seguintes condições gerais:
a) Cada autor poderá inscrever até 2 (dois) trabalhos (Comunicação Oral ou Pôster), sendo 1 (um) como autor principal e 1 (um) em coautoria. Cada trabalho só pode ter, no máximo, um autor e três coautores.
b) Não será possível corrigir ou modificar os textos das comunicações depois da aceitação pelo Comitê Científico.
c) Somente poderão integrar a programação oficial, receber o correspondente Certificado e ter direito à publicação do texto, os trabalhos que preencherem estas condições e que tenham pelo menos uma inscrição paga.
d) Os trabalhos apresentados e seus respectivos conteúdos são de exclusiva responsabilidade dos autores.

2 – Normas de formatação dos trabalhos
Os trabalhos devem ser digitados em documento Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5 entrelinhas e justificado.

3 – Normas de formatação de Comunicação Oral
a) Os textos poderão ser submetidos e apresentados em português, espanhol ou inglês.
b) A submissão das comunicações requer a apresentação do texto completo, precedido de um resumo de até 800 caracteres de extensão, incluindo os espaços entre palavras, e de três palavras-chave. Não serão aceitos os trabalhos cujos resumos excederem esse tamanho.
c) As comunicações orais podem incluir relatórios de pesquisas e estudos, relato de experiências, trabalhos acadêmicos concluídos ou em andamento.
d) O título do trabalho deve estar em letra maiúscula e em negrito, com alinhamento centralizado. Os nomes dos autores/autoras devem aparecer logo abaixo do título do trabalho, alinhados à direita e acompanhados pela identificação da instituição e pelo correio eletrônico dos autores/autoras. Em seguida deve estar o resumo apresentado em um único parágrafo, sem notas nem referências bibliográficas. Finalmente, antes do texto completo do trabalho, devem estar três palavras-chave, em caixa baixa, separadas por ponto-e-vírgula.
e) O texto completo, incluídas as notas de rodapé, referências bibliográficas, quadros e tabelas, deve ter uma extensão entre 10.000 e 15.000 caracteres, incluindo os espaços entre palavras.
f) O texto completo do trabalho deve ser enviado em formato PDF, com as seguintes diretrizes: Papel A4 (29,7cm x 21 cm), margens superior e esquerda de 2,5 cm e inferior e direita de 2 cm. Fonte Times New Roman tamanho 12, espaço entrelinhas de 1.5 e alinhamento justificado. As páginas deverão estar numeradas na parte superior direita.

4 – Normas específicas para pôsteres
a) Estrutura e dimensões do pôster. Largura: mínima 50 cm e máxima 90 cm. Altura: mínima 80 cm e máxima 120 cm. É obrigatório que o pôster seja confeccionado com cordão para pendurar. O trabalho deverá ser legível a uma distância de pelo menos 2 metros.
b) Conteúdo do pôster. O pôster deve fazer referência ao Evento e mencionar seus autores e suas instituições. O conteúdo propriamente dito deve cobrir o título e o desenvolvimento do trabalho, a discussão dos resultados e as conclusões. Utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e recursos gráficos possíveis.
c) Apresentação do pôster. Os autores são pessoalmente responsáveis pela entrega de seus pôsteres no local e dia da sessão de apresentação de pôsteres e pela sua retirada no último dia do evento. Durante a sessão de apresentação dos pôsteres é necessária a presença de, no mínimo, um dos autores junto ao pôster para atender o público interessado e fazer sua integração com o conunto dos autores que participam da sessão de pôsteres, além de ter sua presença registrada.
d) O que deve ser enviado para o Comitê Científico avaliar. O Resumo e o Texto completo deverão ser encaminhados, em arquivos separados, na mesma submissão.
e) Extensão dos textos. Os textos completos sobre o conteúdo dos pôsteres – incluindo encabeçamento, resumo e palavras-chave, notas e referências – devem ter entre 3.000 e 5.000 caracteres, incluindo os espaços entre palavras.
f) Resumo. O resumo, constituído de um único parágrafo de texto seguido, que antecede o corpo do trabalho, deve ter, no máximo, 500 caracteres, incluindo os espaços entre palavras. O resumo deve referir-se ao objetivo do trabalho, aos procedimentos metodológicos utilizados e aos resultados e conclusões.
g) Palavras-chave. Três palavras-chave, em caixa baixa, separadas por ponto-e-vírgula, devem completar o resumo.
h) O texto completo do pôster deve ser enviado em formato PDF, com as seguintes diretrizes: Papel A4 (29,7cm x 21 cm), margens superior e esquerda de 2,5 cm e inferior e direita de 2 cm. Fonte Times New Roman tamanho 12, espaço entrelinhas de 1.5 e alinhamento justificado. As páginas deverão estar numeradas na parte superior direita.
i) Não será permitido:

  • O uso de retroprojetor, computador, microfone e/ou outros equipamentos elétricos.
  • Utilizar aparelhos e instrumentos sonoros que interfiram na comunicação dos autores da sessão.
  • Apresentação oral ou performática.
  • Apresentar em data, local ou horários diferentes dos programados.
  • Apresentação por não autores.

Observação: Deverá constar no corpo do texto completo e resumo (Trabalho ou Pôster): Nome do(s) autor(es) alinhado à direita com o e-mail e nome da instituição.

5 – Declaração de direito autoral
Ao submeter um artigo para o evento, o(s) autor(es) concordam com os seguintes termos:
a) O(os) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação nos Anais do Evento implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.
b) As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do(os) autor(es), não refletindo, necessariamente, as opiniões dos organizadores do Evento.
c) Após a primeira publicação, o(os) autor(es) têm autorização para assumir contratos adicionais, independentes do evento, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que respeitada a licença vigente no momento da publicação inicial e feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
d) O(os) autor(es) de um artigo já publicado têm permissão e é(são) estimulado(s) a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.

6 – Ética na pesquisa
Quando envolver seres humanos (entrevistas, experimentações etc.) é necessário informar a obediência aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Exceto nos casos em que haja permissão para a identificação, é preciso garantir o anonimato aos participantes da pesquisa e, se necessário, às instituições; a autorização ou restrição à identificação deve ser informada, em nota, no corpo do artigo. O mesmo princípio se aplica para a divulgação de imagens de pessoas e/ou de instituições.

7 – Ações antiplagiarismo
Os autores devem responder às exigências de originalidade e ineditismo do artigo, e garantir a explicitação de todas as fontes e referências que compõem o manuscrito. O atendimento a essas exigências e condições será atentamente verificado com as ferramentas disponíveis.

8 – Ineditismo
Similaridades com artigos e capítulos de livro anteriormente publicados, ou com textos disponibilizados em outras publicações, serão analisados, quanto ao caráter das semelhanças observadas, a partir de indicação da ocorrência pelo Comitê Científico. Essa avaliação poderá resultar em recusa inicial do artigo, quando as similaridades representarem não ineditismo do trabalho em relação a suas bases teórico-metodológicas e ou a seus resultados.

9 – Conflitos de interesse
Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, os autores devem declarar em nota final que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual os autores eventualmente estejam vinculados ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado nele apresentado.

10 – Critérios de avaliação dos trabalhos pela Comissão Científica e seus resultados

a) O parecer do Comitê Científico é conclusivo e, como tal, não estará sujeito à revisão. Em consequência, reiteramos a importância da qualidade dos trabalhos e a estrita observância das condições de submissão, normas de formatação e critérios de avaliação. Os trabalhos deverão passar por revisão ortográfica e gramatical e atender às normas da ABNT. Não serão aceitos trabalhos incompletos ou que já tenham sido apresentados em outros eventos ou publicados em periódicos, livros ou anais de eventos.
b) O resultado da avaliação dos trabalhos será publicado na página do Evento.
c) Critérios de avaliação do Comitê Científico:

  • Clareza na formulação e no desenvolvimento do tema.
  • Relevância da contribuição à política, à gestão, e à construção de novos conhecimentos para a educação superior mediada por tecnologias digitais.
  • Consistência e rigor no tratamento teórico e metodológico.
  • Correção na linguagem do texto e nas citações e referências bibliográficas.
  • Cumprimento das condições de submissão e das normas de formatação.

11 – Certificado
a) Os trabalhos apresentados em comunicações orais ou pôsteres terão direito ao certificado. No certificado constará o nome de todos os autores que forem cadastrados no formulário online de submissão.
b) O autor que submeteu o resumo será o responsável por fornecer/enviar este arquivo aos demais autores do trabalho.
c) Não serão feitas correções nos nomes de autores ou título do trabalho no certificado.
d) Os certificados serão disponibilizados online, após a realização do evento.

Áreas temáticas
Investigação científica

  1.  Estratégias e políticas inovadoras na educação superior
  2.  Métodos e tecnologias inovadoras na educação superior
  3.  Pesquisa e avaliação na educação superior
  4.  Ensino superior hibrido: avanços legais e pesquisa
  5.  Gestão e regulação na educação medida por tecnologias: perspectivas inovadoras

Relato de experiência

  1.  Estratégias e políticas inovadoras na educação superior
  2.  Métodos e tecnologias inovadoras na educação superior
  3.  Pesquisa e avaliação na educação superior
  4.  Ensino superior hibrido: avanços legais e experiências
  5.  Gestão e regulação na educação medida por tecnologias: perspectivas inovadoras