Convergências: Ensino, Pesquisa e Extensão para uma Formação Inclusiva

O 2º Seminário Internacional de Inovação em Educação Superior traz como temática central o conceito de convergências, emoldurando o Ensino, a Pesquisa e a Extensão para uma Formação Inclusiva. Recentemente, esse termo “Convergência” adquiriu nova concepção e, paulatinamente, foi assumindo papel em áreas ligadas ao uso da Internet e das tecnologias digitais de informação e comunicação. 

Neste evento, o referido termo ganha destaque com novos recursos, ideias e experiências para transcender o conceito e ressignificá-lo para um único meio: a Educação Superior. Destarte, o desafio dessa temática consiste em demonstrar as potencialidades do ensino superior ao inovar e criar experiências educacionais significativas para sociedade, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, em torno de suas próprias estratégias curriculares, pedagógicas e didáticas. 

No que tange às Convergências, percebem-se variadas práticas incomuns circulando hoje no universo da educação, como: convergência entre mídias, bases de dados que conversam entre si, educação aberta, aprendizagens colaborativas, comunidades de prática, convergências em termos de multimodalidade e recursos didáticos, bem como convergências e hibridismos em práticas pedagógicas, entre outras. Tendo em vista a integração dessas convergências ao nosso cotidiano e a sua intensificação aos processos de ensino-aprendizagem, é que se abre um amplo leque de possibilidades para apresentação de trabalhos que se relacionam à temática do Simpósio. 

Nesse sentido, dá-se oportunidade de produções e colaborações acadêmicas para o 2º Simpósio de Inovações no Ensino Superior por meio de relatórios, análises e discussões em torno das convergências de concepções, metodologias, tecnologias e modelos educativos, que respondam aos anseios do ensino superior brasileiro em um momento em que as necessidades sociais e culturais desafiam as universidades. Convidamos, portanto, profissionais, pesquisadores e acadêmicos a participarem do nosso Simpósio, com vistas a debatermos acerca da cultura da convergência no ensino superior, em meio à bela Ilha da Magia.